Seminário em Curitiba promove noite cultural sobre Argentina

Comemorou-se também aniversário do padre Hector Elias e encerramento do semestre.

Por Jordhan Victor*

No dia 6 de julho de 2018, no Seminário Filosófico Nossa Senhora Consolata, em Curitiba, PR, aconteceu um grande evento da comunidade formativa. Neste dia, de acordo com o projeto comunitário do Seminário, era para se comemorar três situações da comunidade. Primeira, a finalização do primeiro semestre de 2018 para os estudantes de filosofia. A segunda, o aniversário do Conselheiro Regional padre Hector Elias. A terceira, por fim, a festa da noite cultural, tendo como país escolhido a Argentina.

curitiba4A organização dessa noite cultural começou no mês de fevereiro, logo quando foi elaborado o projeto comunitário do Seminário. Os seminaristas ficaram responsáveis de realizar uma apresentação sobre o país, destacando a geografia, história, cultura, política, economia, religião e, principalmente, a presença dos Institutos Missões Consolata no país. As outras demais tarefas: organização, alimentação, decoração, ficaram na responsabilidade de alguns membros das comunidades locais, em unidade com o seminário.

Chegado o dia 6 de julho, os membros que organizaram a noite cultural estavam mais que animados para trabalhar e garantir que tudo corresse da melhor maneira possível. Desde o começo do dia, os jovens da comunidade Sagrada Família (Força Jovem Sagrada Família – FJSF) estiveram inteiramente compromissados com a organização e a ornamentação do ambiente, em vista de se ter um local “o rosto da Argentina” com detalhes colombianos, por causa do aniversário do Conselheiro Regional padre Hector. As pessoas que ficaram responsáveis pela alimentação também foram muito eficientes dando seu melhor para que a comida fosse saborosa e agradável ao público. Enfim, todos os membros trabalharam ardentemente durante o dia.

Oficialmente, a noite cultural iniciou-se às 19h00 com a apresentação dos seminaristas e uma oração feita pelo padre Elias. José Heitor falou sobre a geografia do país. Em seguida, Paulo Monteiro explicou sobre a história e cultura do local. O seminarista Isaack Gaitani apresentou a economia e política. Por último, Jordhan Victor falou sobre a religião e a presença dos IMC, destacando a X Conferência Regional dos missionários na Argentina, que ocorreu do dia 3 até 6 de julho de 2018. A apresentação terminou com uma oração feita pelo reitor do seminário, padre Urbanus Mulati.

curitiba2Após esse momento de apresentação, iniciou-se o momento de agradecer a Deus pela vida do padre Hector Elias e cantar os parabéns. Em seguida, iniciou-se a partilha dos alimentos típicos da Argentina e da Colômbia. As pessoas responsáveis pela cozinha elaboraram uma grande variedade de alimentos típicos dos países, dos quais deixaram os participantes saciados e encantados. A noite cultural finalizou-se por volta das 22h30. Segundo os comentários das pessoas e da avaliação dos membros da casa, a noite cultural foi um momento de convivência e fraternidade entre os amigos do Seminário.

*Jordhan Victor é seminarista em Curitiba, PR.