Missão Desafios e alegrias

Ser missionário em Taiwan é fazer a missão com gratuidade e esquecer a eficácia por um tempo.

de Gilberto da Silva

asia_missionario_taiwan_consolata_Gilberto_da_SilvaJá faz um ano e meio que estou em Taiwan como missionário da Consolata e com a experiência desse período já deu para sentir na pele alguns desafios dessa missão, como por exemplo: a língua e a cultura. Todos sabem que falar o chinês não é fácil e que requer muito tempo para falar essa língua de maneira fluente, mas o que poucos sabem é que mesmo falando fluente é difícil falar ao coração do povo de cultura chinesa, pois uma coisa é fazer com que eles entendam o que falamos e outra é fazer com que apreciem o que entendem.
O idioma chinês não é apenas um idioma, mas uma língua cultural, não dá pra falar um bom chinês se não se conhece bem a cultura e não se pode adentrar a essa cultura sem a língua chinesa, dai vem o desafio de conhecer a ambos, porque idioma e cultura estão entrelaçados e interligados, onde um é a chave para entender o outro. E o Evangelho como Palavra e valores necessita da língua como instrumento de transmissão. A verdade é que só com a graça de Deus será possível fazer nascer a semente do Evangelho já semeada nestas terras, porque aqui ninguém nunca é inteligente o suficiente para anunciar o Evangelho de forma que os taiwaneses sejam tocados pela Boa Nova. A missão em Taiwan não é questão de dinheiro, porque eles não estão em busca de ajuda econômica, nem do número de missionários.

Semeadura
Talvez o tempo um dia nos mostre os frutos da Palavra de Deus lançada nesta terra. No entanto, de uma coisa eu sei, para ser missionário em Taiwan se necessita fazer a missão com gratuidade e esquecer a eficácia por um tempo; dedicar a vida à semeadura sem se apressar pela colheita; entregar tudo nas mãos de Deus confiando na sua graça que cuida tanto dos seus missionários quanto do êxito da sua missão.
Em Taiwan não existem apenas desafios, temos também alegrias. O povo de Taiwan é muito acolhedor, pacífico e aberto para escutar a mensagem de Deus, e isto é já um sinal de esperança de que sua disponibilidade para escutar a Palavra seja o caminho para aceitar a Cristo. Diante deste panorama, nos sentimos desafiados a tornar visível o rosto de Deus a este povo que também sente fome de Deus. Nós, missionários, estamos muito agradecidos pelo cuidado e carinho dos católicos para com seus missionários, pois a verdade é que, ainda que seja desde sua cultura e com sua forma de compreender, eles estão sempre atentos para colaborar com a Igreja e com os missionários.

Gilberto da Silva, imc, é missionário em Taiwan.