Missionária da Consolata será beatificada em maio

O Papa Francisco autorizou a beatificação da irmã Leonella Sgorbati, missionária da Consolata italiana, que deu a vida ao serviço dos mais desfavorecidos e foi assassinada em Mogadíscio, na Somália, em 2006, invocando o perdão para os seus assassinos.

Por Albino Brás*

Leonella Sgorbati_02A beatificação de Leonella Sgorbati, missionária e mártir, acontecerá no dia 26 de maio de 2018, na diocese de Placência (Itália), de onde era originária. A notícia acaba de ser comunicada aos membros da Família Consolata (padres, irmãos, irmãs e leigos e grupos vários) numa carta assinada em conjunto pela irmã Simona Brambilla, Superiora Geral da Missionárias da Consolata (MC), e pelo padre Stefano Camerlengo, Superior Geral dos Missionários da Consolata (IMC).

Na missiva, ambos manifestam «profunda alegria» pelo «belíssimo dom» e fazem memória das palavras do Papa Francisco quando, durante a audiência privada de 5 de junho de 2017, se dirigiu aos Capitulares das MC e do IMC: «A história dos vossos Institutos, feita - como em cada família - de alegrias e tristezas, de luzes e sombras, foi marcada e fecundada, também nestes últimos anos, pela Cruz de Cristo. Como não recordar os vossos missionários e missionárias que amaram o Evangelho da caridade mais do que eles mesmos e que coroaram o serviço missionário com o sacrifício da própria vida? A sua opção evangélica sem reservas ilumine o vosso compromisso missionário e seja de encorajamento para todos e todas a continuar com generosidade renovada na vossa missão particular na Igreja».

Os superiores gerais destes dois institutos missionários - que partilham o mesmo fundador, o beato José Allamano - veem nestas palavras do Papa, a clareza e a confirmação de que «o martírio da irmã Leonella é um dom precioso para a nossa família e para a Igreja».

Um «tempo favorável»

20060917 - ROMA -CRO- SOMALIA: SUORA UCCISA; RELIGIOSE, ARRESTATE DUE PERSONE- Rosa Sgorbati in visita a Giovanni Paolo II. La suora e' stata uccisa stamani in un agguato con la sua guardia del corpo a Modadiscio. "Le persone che hanno ucciso suor Leonella sono state arrestate. Non sappiamo chi siano. Ce lo hanno detto nostre fonti locali". E' quanto afferma da Nairobi, Kenya, suor Giuseppina Barbero responsabile della casa delle suore Missionarie della Consolata alla quale fanno capo le tre religiose presenti in Somalia. PH EMMEVI/ANSA/COC

PH EMMEVI/ANSA/COC

Referindo-se à irmã que agora já tem data para a sua beatificação, escrevem: «As suas últimas palavras são o testamento de uma vida doada até ao fim. A irmã Leonella soube discernir a voz do Espírito, acolher o `Dom Pascal´ que lhe foi oferecido, e vivê-lo com intensidade e paixão, individual e comunitariamente até o fim, pela vinda do Reino de Deus, Reino de paz, justiça e fraternidade. Ela escreveu no seu diário: `O meu partir para a Somália é a resposta a um chamamento: Tu, Pai, tanto amaste a Somália, até à doação do teu próprio Filho ... e eu digo a Ele: este é o meu corpo, esse é o meu sangue doado para a salvação de todos´. E continua: `A missão na Somália é o que Tu me pedes agora. Eu dou-Te a minha vida em tudo e por tudo como Tu queiras ... Chama-me para Te amar, para amar as irmãs, as gentes, os irmãos do Islão... Toma conta de mim, Senhor, e ama através de mim ... que eu possa ser uma só coisa em Ti e Tu possas dar a alegria de todos se sentirem amados por Ti».

A irmã Simonna e o padre Stefano lançam agora um convite especial aos ramos feminino e masculino da Consolata para que vivam este momento de preparação para a beatificação «como um `tempo favorável´ para redescobrir a beleza e a bondade do nosso carisma e nos relançarmos com entusiasmo nos caminhos da missão, hoje».

*Albino Brás é missionário da Consolata em Portugal.