Paróquia São Marcos acolhe novo pároco

Stephen Erastus Murungi, imc, foi designado para trabalhar na paróquia por seis anos.

Por Paulo Mzé*

“Jesus foi ao poço de Jericó e se encontrou com a Samaritana. É Deus que vem ao encontro do nosso coração. A Samaritana representa a Igreja, como disse Santo Agostinho” Dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e vigário episcopal para a região Sant’ Ana, proferiu estas palavras na homilia, durante a missa que deu posse ao padre Stephen Erastus Murungi, como pároco na Paróquia São Marcos Evangelista, para os próximos seis anos.

A celebração começou às 10h00 na Igreja São Marcos Evangelista, sita na zona norte da capital paulista e pertence a Região Episcopal da Arquidiocese de São Paulo.

sptephen5menorDiante da presença de numerosos fiéis daquela comunidade paroquial e alguns convidados, Dom Sérgio presidiu a cerimônia que foi concelebrada pelos padres: Cândido da Costa, Célio Pedro Saldanha Dorneles, Erly Avelino Guillén Moscoso, Gianfranco Graziola, Orlando Kimura e Paulo da Conceição Fernando Mzé. Além da presença do diácono Paul Okoth Auma.

Durante a homilia, a partir da liturgia da palavra do terceiro domingo da quaresma, dom Sérgio disse que “Jesus foi ao poço e se encontrou com a Samaritana. É Deus que vai ao encontro do ser humano. A Samaritana, por seu turno, representa a Igreja, como disse Santo Agostinho. Deus vem ao encontro do ser humano para matar a sede. Jesus olhando para a Samaritana, olha para a história de cada um de nós sem nos condenar. Porque a Samaritana tivera cinco maridos. A Samaritana pede a Jesus a água da vida. E Jesus dá a ela a verdadeira água. Jesus é fonte do novo ministério”. No final da homilia, dom Sérgio disse que “ser pároco não é tarefa fácil. No entanto, ser pároco é ter a missão de levar água às pessoas. Ser pároco é ter a missão de dar água viva às pessoas; oferecer a misericórdia do senhor às pessoas; coordenar as pastorais, movimento e serviços”. “Nós precisamos assumir com entusiasmo a nossa fé. Ser pároco é, antes assumir a tarefa de levar Jesus a todos”, concluiu.

Nos ritos finais da celebração, o padre Erly, como coordenador do Setor Mandaqui deu as boas vindas ao padre Stephen e desejou sucessos no seu novo trabalho de pároco. Padre Paulo tomou a palavra representando o superior regional dos Missionários da Consolata, no Brasil, padre Aquiléo Fiorentini.

Por fim o padre Stephen dirigiu-se a assembleia lembrando que desde 1997, entre vindas e voltas, frequenta o bairro do Jardim Peri. O novo que caracteriza a sua indicação para o serviço de pároco na São marcos, no seio dos missionários da Consolata, é a confiança na sua pessoa e o desafio que sempre se colocou de fazer a São Marcos uma verdadeira paróquia. Por isso, ele disse poder contar com todos.

Ao fim da celebração, no centro de convivência São Marcos, foi servido um almoço de confraternização, organizado pelo conselho de pastoral daquela paróquia e lideranças.

*Paulo Mzé, imc, é diretor da revista Missões.