Polônia: nasceu a Fundação Trabalho para a missão!

Por Luca Bovio, IMC

Terça-feira, 29 de janeiro, a fundação de caridade Trabalho para a missão nasceu com a assinatura do ato notarial . A fundação formaliza, de fato, o grupo de estudantes voluntários que há alguns anos se comprometeram a manter contato com nossa comunidade com a igreja local polonesa e no verão fazendo acampamentos de trabalho em nossas missões IMC em diferentes continentes.

O início desta atividade remonta ao feliz encontro entre a nossa comunidade e uma grande fundação nacional de estudantes poloneses que ajuda, sob o patrocínio do Episcopado Polonês, os melhores estudantes do país que têm dificuldades econômicas para pagar seus estudos.

polonia1

Nós, missionários, animando um acampamento de verão para esses jovens na Polónia (existem mais de 2.000 jovens) encontramos um grande interesse por parte de alguns, e assim em 2016 ele formou o primeiro grupo de 8 e partiu para um mês na Etiópia para realizar projetos de missão pequenos relacionado educação e saúde.

Em alguns deles, o retorno nasceu o desejo de se envolver mais para que outros meninos pudessem ter a oportunidade de se envolver e assim no ano passado conseguiu um segundo campo na Argentina.

polonia2

Mas falar apenas sobre a construção dos campos seria redutivo. De fato, os jovens, agora com cerca de vinte anos, de diferentes partes da Polônia e com diferentes caminhos de estudo, reúnem-se uma vez por mês em nosso lar para a coabitação fraterna, momentos de oração e formação missionária. Além disso, muitas vezes eles se envolvem em paróquias em todo o país e nas escolas para dar testemunhos e arrecadar fundos para projetos. Eles se sentem muito envolvidos no trabalho de animação missionária a serviço da igreja polonesa e todos participam do compromisso de apoiar o projeto de verão, independentemente de partirem ou não.

polonia3

Os jovens identificam-se muito com os Missionários da Consolata, com a nossa história e o nosso carisma e o seu desejo é nos colocarmos ao serviço das nossas missões nos países em que trabalhamos e trabalhar na Polónia na animação missionária. Alguns estiveram em Turim para conhecer as origens da nossa história e as principais figuras que nos inspiram, bem como conhecer um maior número de missionários.

Tornar-se uma fundação de caridade foi uma escolha que quer dar uma base sólida à sua ação atual e, acima de tudo, futura. De fato, as constituições aprovadas querem melhor definir e regular a vida desses voluntários e daqueles que se unirão no futuro. O governo da fundação por escolha compartilhada é deixado para os jovens com atribuições de tempo e responsabilidades das várias áreas, econômica, organizacional, medial. Etc ... Nossa comunidade continua cuidando do treinamento, da escolha de países para os acampamentos e da escolha de voluntários que podem começar e participar sempre que possível de animações com eles, bem como ter contato pessoal com todos. Além disso, um conselho será formado para verificar e aprovar a jornada da Fundação. Este conselho contará com a presença de dois membros da nossa comunidade e pessoas qualificadas e profissionais externas como missionários, um advogado e outros. A presidência honorária que gostaríamos de dar a um bispo local.

polonia4

A escolha do início da fundação Trabalho para a missão em 29 de janeiro não foi acidental, coincidindo com a data do nascimento do Instituto. A nova Fundação Trabalho para a missão, querendo servir a missão da Consolata, confiamos à proteção de Maria, nossa terna Mãe, o Fundador Beato José Allamano, a intercessão de Nossa Senhora, Sr. Irene e sr. Leonella, bem como a oração de todos vocês.

Fonte: Consolata