Comunidade Missionária e Filosófica

seminariofilosoficocuritiba

Para um melhor uso dos meios de comunicação, foi inaugurado um programa de interação com os paroquianos, amigos, familiares e até público internacional, o ConsoLive.

 Por José Guilherme Monteiro da Silva *

Em razão da pandemia do novo Coronavírus, o Seminário Filosófico Nossa Senhora Consolata, do Instituto Missões Consolata (IMC), localizado em Curitiba, capital do estado do Paraná, assim como outras casas de formação, viu-se obrigado a reprogramar os seus projetos de vida e comunitários.

Atualmente, cinco pessoas vivem na comunidade: o padre Urbanus Mulati, reitor e formador, Jordhan Gularte Francisco, no terceiro ano da Filosofia, e José Monteiro, Matheus Carvalho e Lucas Cardoso, no segundo ano. Padre Urbanus é queniano e os quatro professos são brasileiros.

As aulas presenciais do curso de Filosofia foram interrompidas e adaptadas para um modo remoto, virtual. As pastorais, que antes eram exercidas por um membro em cada comunidade paroquial, foram paralisadas, exceto algumas que se adaptaram aos protocolos de segurança e higiene.

Os trabalhos pastorais têm sido realizados em comunhão com a Paróquia Santa Margarida Mártir, administrada pelos Missionários da Consolata, padre James Mwaura (queniano) e padre Hector Elias Betancur (colombiano).

ConsoLive

Para um melhor uso dos meios de comunicação, a comunidade formativa inaugurou um programa de interação com os paroquianos, amigos, familiares e até público internacional, o ConsoLive. O ConsoLive é um programa dominical organizado e apresentado pela comunidade, tratando dos diferentes assuntos de Filosofia, da Igreja, do IMC e das missões. A transmissão ocorre via Facebook (Seminário Filosófico Nossa Senhora Consolata) e Instagram (@sem.consolata).

O Seminário Filosófico foi fundado há mais de 35 anos e em resposta ao projeto da Região que propôs às comunidades que se reestruturassem, mudou-se para uma casa menor, no centro do bairro Santa Felicidade, adaptando-se ao número de membros. E a casa antiga, localizada no Jardim Itália, foi alugada e continua fazendo parte do patrimônio do Instituto.

Nosso objetivo

O objetivo da comunidade é formar os candidatos à vida missionária, inspirada no carisma IMC, em comunhão com a igreja local. Para tal, segue um projeto comunitário escrito pelos membros e tem como base as dimensões formativas propostas pela Ratio Formationis do IMC.

A formação

A formação se baseia em alguns meios: formação acadêmica na Faculdade Vicentina (de segunda a sexta-feira no período da manhã), encontros comunitários internos, diversas exposições externas, trabalhos manuais e intelectuais, pastorais nas comunidades, momentos de lazer comunitário, esporte etc. Projetados no início do ano ou demais que se acrescentam no decorrer para maior enriquecimento formativo.

* José Guilherme Monteiro da Silva, imc, é estudante de Filosofia.