Coronavírus: Comunicação do Superior Geral dos Missionários da Consolata.

Por Stefano Camerlengo

“Neste momento de emergência eu acredito que podemos dar pelo menos três contribuições:

1. Antes de tudo, viver com fé. Fé é confiança fundamental, que não nega dúvida, incerteza e dificuldade em encontrar significado no que estamos vivendo, mas nos permite correr o risco e recomeçar a nos mover, e encontrar em Deus a coragem de superar a dificuldade e o medo de mudar a perspectiva.

2. Uma segunda contribuição é a oração, mesmo em sua forma mais pessoal. Rezar significa invocar e, portanto, saber que não somos autosuficientes e necessitamos confiança. Orar também significa contemplar: acolher Jesus e deixar-se acolher por ele, ser permeado por seu modo de estar no mundo, aproximar-se dos doentes e excluídos, bem como viver sua própria fragilidade humana, para que Ele se torne um instrumento que transmita amor incondicional para todo ser humano.

3. A partir da fé, há um último presente que podemos oferecer como missionários: é a esperança como a possibilidade de um novo começo, que é basicamente o cerne do anúncio da Páscoa. A esperança é olhar a realidade com olhos diferentes que aposta em novos começos, pela segunda vez. A esperança está no Deus que trabalha como o "Iniciante", que insiste em manter uma história aberta, exatamente quando ela se fecha.

Confiemos em nossa Mãe Consolata, nosso Fundador Beato José Allamano, nossos santos padroeiros, os mártires da Argélia, para que saibamos como fazer a vontade de Deus!
A todos e a todos, coragem e avanti in Domino!"

* Pe. Stefano Camerlengo, Superior Geral dos missionários da Consolata, Roma, 26 de abril de 2020.