Paróquia de Vilanculos celebra 50 anos

Paróquia Nossa Senhora de Fátima, diocese de Inhambane comemora Jubileu de Ouro.
Por Diamantino Antunes

A paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Vilanculos, na diocese de Inhambane, Moçambique, comemorou os 50 anos de existência. Foi fundada em 1966 pelo padre Osvaldo Peressini, missionário da Consolata.
vilanulos1A celebração jubilar começou no sábado à tarde, 11 de fevereiro, com a procissão com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas da vila de Vilanculos. Foram muitos os católicos que acorreram para acompanhar o andor da padroeira desde a primeira capela construída pelos fundadores da vila até à atual igreja paroquial. Rezando o terço e cantando, os participantes manifestaram a sua devoção a Maria.

No domingo, foi celebrada a Eucaristia de ação de graças ao ar livre, no terreno da paróquia. A grande multidão de fiéis presentes resguardava-se do sol à sombra das árvores. A Missa foi presidida pelo Superior Regional dos Missionários da Consolata, padre Diamantino Antunes, e concelebrada pelos missionários da Consolata que trabalham em Inhambane.

Na sua homilia, o presidente da celebração convidou os católicos de Vilanculos a louvar, recordar e comprometer-se no trabalho de evangelização a nível paroquial. São 50 anos de vida, de histórias e de História. Para ela contribuíram diversos missionários da Consolata que ali trabalharam durante estes 50 anos de vida. Entre os antigos párocos estavam presentes os padres Artur Marques, André Brevi e Sandro Faedi. Foram convidados a dar o seu testemunho dos anos vividos ao serviço desta comunidade paroquial, em épocas e contextos bastante diferentes.

A assembleia gostou de rever e escutar estes seus antigos pastores, tendo cada um deixado a sua marca nesta paróquia. A celebração eucarística foi brilhantemente animada pelo coro paroquial. A liturgia foi enriquecida pelas danças muito bem executadas ao longo de toda a Eucaristia.

Os leigos, juntamente com os missionários, continuam a ser protagonistas de primeira linha na vida da Igreja em Vilanculos. O Jubileu Paroquial é uma oportunidade para recordar, agradecer e reafirmar uma evangelização tão rica de frutos quanto difícil. Evocando o passado, os católicos renovam o seu compromisso missionário e cristão.